segunda-feira, 10 de março de 2014

Como criar uma história




Criar uma história é algo difícil? Acredito que não, contudo desenvolve-la, termina-la torna-la atraente, essas são as maiores dificuldades do escritor, afinal você deseja que sua história seja lida e apreciada! Mas como fazer isso? Eu irei demonstrar um meio para organizar suas ideias no processo de criação de histórias, lógico que esse método não irá garantir o sucesso e nem pode ser considerado o mais correto, contudo ele pode ser utilizado para guiar os escritores de modo a não se perder durante o processo criativo!

  •        Resumo da história ou plot

Primeiro, quando você criar uma história deve-se pensar, primeiramente na história em si, muitos começam a pensar no personagem, eu recomendo que não, que de início pense qual a história que desejas fazer, faça um resumo de como se desenvolveria a sua história, contendo um começo, um meio e um fim. Não precisa ser algo longo, mas objetivo para que assim suas ideias fiquem claras e centralizadas. 

Exemplo:
Desejo criar uma história sobre dragões, logo penso como essa história irá se desenvolver.

Em um mundo dominados por dragões, humanos são seus servos. Um humano que odeia dragão acaba por ser capturado por um rei dragão e forçado a casar com ele. Os dois se odeiam no início e depois se apaixonam.

Pronto! O resumo foi criado e agora?

  •       Formação dos personagens

Pelo o resumo já se sabe, mais ou menos, quais são os personagens, pelo menos os protagonistas. O passo seguinte é desenvolver esses personagens indicando, principalmente, a função deles dentro da história, tal como atores dentro de uma peça de teatro, todos devem saber o seu papel ao longo da peça teatral. 

Exemplificação de organização das relações entre os personagens de uma determinada história

Para facilitar isso era bom indicar a relação de um personagem com o outro através de um esquema, isso auxiliara principalmente em histórias que tem mais de 3 personagens. Outro dica seria criar uma lista com o nome dos personagens e suas principais características físicas, caso sua história seja longa e com muitos personagens, isso evita que ao longo da escrita você confunda um com outro.
Os personagens foram criados e o resumo...

  • Cronologia
Agora tendo já a ideia de como seria a história e dos personagens deve-se pensar no seu desenvolvimento tendo em vista o começo o meio e o fim. O ideal é a criação de uma linha do tempo na qual será indicando os principais fatos que você imagina ocorrer ao logo do desenrolar da sua história. De fato, seria recomendado ao criar uma história já pensar em seu final, pois será mais fácil pensar nos situações que devem acontecer para que o final imaginado seja alcançado.


Tendo a linha do tempo é possível inferir, mais ou menos, a quantidade de capítulos que terá a história.


Bem,  o que ensinei não precisa seguir a risca, você pode adaptar as suas necessidades e conveniências. Contudo, organizar as ideias é essencial para qualquer projeto! 

Vocês tem outros métodos de organizar suas histórias? 
Eu gostaria de saber!
Podem deixar comentários, tendo em vista que pode ajudar outros jovens autores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário