segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dicas para escritores - CRIAÇÃO DO PERSONAGEM.




Eu vejo uma grande preocupação em criar um personagem de modo que ele seja adorado pelos leitores, não existe, de fato, uma receita ou metodologia que garante alcançar as suas expectativas, pois o público possui pontos de vistas variáveis, de modo que quase é impossível prever se irão gostar ou não do personagem ou mesmo da história. Contudo, existem formas que auxiliam o processo criativo (isso se aplica a mim, sendo essa uma sugestão ^^ não significam que precisam seguir à risca, adapte à sua realidade).
  1.        Qual o nome? : Acredito que primeiramente deve se formular o personagem para depois lhe dar um nome, existem diversos sites relacionados com significados de nomes em diversas origens, eu uso esse : http://www.todopapas.com.pt/nomes-do-bebe , sim é para nome de bebes para as futuras mamães kkk, entretanto ele mostra os nomes dependendo da origem e indicam o que significam, isso pode mesclar com a natureza e personalidade do seu personagem (por isso,  acho que primeiro se cria o personagem e depois o nome).
  2.        Como ele é? : A descrição física do personagem é importante, sim, realmente, mas deve estar atrelado ao seu passado e personalidade, não adianta criar um rapaz super musculoso se ele não tem nem costume de se exercitar, come muita besteira, é totalmente sedentário... Tem que ter uma lógica nessa relação corpo => personalidade/ estilo de vida. Ao menos que você explique isso do ponto de vista sobrenatural, que ele tem um metabolismo rápido, ou algo do tipo, mas a coerência entre as ideias devem ser estimuladas.
  3.      O que ele é?: Personalidade, história... Essa, eu acredito, é a alma do seu personagem, é nesse ponto que você poderá atrair o leitor, pois como já tinha dito Nicole Ayres em seu site (homoliteratus.com):  

(...)“Quem nunca se identificou com um personagem ou se apaixonou pelo(a) mocinho(a) do livro? Amamos, odiamos, torcemos, julgamos, impossível sermos indiferente aos personagens com quem “convivemos” durante dias ou semanas de nossas vidas. Semelhantes ou diferentes a nossas realidades, são histórias que nos tocam, nos ensinam e nos transportam a variados universos.” (...)


O passado do personagem é que irá indicar a sua personalidade, é o que informara como reagirá em determinada situação... Influi em seu modo de falar, vestir, em seus amores e ódios. Gera uma afinidade com o leitor, pois ele começa a entender como o seu personagem pensa ou age. Por isso, acredito que é nesse ponto que deve-se trabalhar mais, como escritor. Ora, se ele é malvado, por que ele é assim? Ele teve uma infância traumática? Tinha tendências sociopatas desde jovem? Na verdade ele se sente sozinho e inferiorizado e a maldade é uma forma de se rebelar pela a sua situação atual?. Pense, filosofe no processo de criação! É nesse ponto que somos capazes de criar personagens únicos e memoráveis!



  1. 4.  Pôr em prática! Com o personagem criado agora deve-se inseri-lo dentro da história, eu prefiro criar primeiro o enredo e depois os personagens pois assim o seu histórico estaria relacionado a minha história... Mas o processo inverso também é plausível.


Eu não sei se ajudei... Só desejo dar algumas dicas e estimular e ajudar o processo de criação dos escritores (principalmente os novatos).

Estou começando a gostar de escrever sobre dicas kkkk Se tiverem sugestão para outras mais especificas podem pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário